Perguntas Frequentes

1. Quais são as vantagens do GNV, o gás natural veicular?

O uso de gás natural, em comparação com o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o óleo combustível, apresenta ganho ambiental ao reduzir as emissões de material particulado, dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2). Além de menos poluente quando instalado com qualidade, o GNV pode ser mais econômico.

2. Qual a área de concessão da Comgás?

 

3. O consumo de gás natural apresenta sazonalidade?

O perfil de consumo do gás canalizado durante o ano apresenta-se normalmente da seguinte forma:

Janeiro a Março

São os meses de menor consumo de cada ano, em função da elevada temperatura, dos feriados de começo de ano e da usual baixa produção da industria neste período.

Abril a Junho

O aumento da produção industrial e o fim do verão são os principais fatores que proporcionam o aumento do consumo do gás canalizado.

Julho a Outubro

A chegada do inverno, que gera naturalmente o aumento de consumo em todos os segmentos do mercado, aliado à produção industrial que atinge a máxima capacidade visando atender a demanda de final de ano, fazem com que este período, cujo ápice de volume ocorre habitualmente nos meses de setembro e outubro, seja de consumo mais acentuado.

Novembro e Dezembro

O usual declínio da produção industrial, após o pico de consumo e produção dos meses anteriores, bem como o período das férias, tanto coletivas das industrias como dos consumidores residenciais, geralmente determinam a queda do consumo.

4. Por quanto tempo a Comgás possui o monopólio de distribuição de gás canalizado?

A concessão da exploração do serviço de distribuição de gás canalizado tem o prazo de vigência de 30 anos a partir de maio de 1999, com possibilidade de renovação uma única vez por mais vinte (20) anos.

5. Por quanto tempo a Comgás possui o monopólio de comercialização de gás canalizado?

A Comgás possui exclusividade, no período e na área da sua concessão, na distribuição e comercialização do gás canalizado para os usuários do segmento residencial e comercial. Para os demais segmentos, a Comgás possui a exclusividade da comercialização de gás canalizado pelo período de 12 anos a contar da data de assinatura do contrato de concessão (1999).

6. As ações preferenciais têm direito a voto nas Assembléias da Companhia?

Por disposição legal e estatutária (art. 111, da Lei 6.404/76 e art. 4º, § 2º, do ES), os acionistas preferencialistas não possuem direito à voto nas Assembléias Gerais da companhia.

Última atualização em
Voltar