Relações com Investidores

Sustentabilidade

Nelson Gomes Nelson Gomes CEO da Comgás

O ano de 2019 foi marcado por muitas conquistas para a Comgás. Talvez a principal delas tenha sido a finalização dos processos da 3ª e da 4ª Revisões Tarifárias, que nos permitirão continuar operando com excelência e focados no atendimento ao cliente, com aumento dos volumes distribuídos e contribuindo com a competitividade e a universalização do gás natural. A previsão até 2024, quando se encerra esse novo ciclo tarifário, é de realizarmos investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, a serem destinados principalmente à expansão e manutenção de nossa rede. Somente em 2019, investimos R$ 899 milhões, em linha com nosso planejamento estratégico.

Celebramos ainda a marca de 2 milhões de clientes conectados à nossa rede, com segurança, qualidade e eficiência. Temos orgulho de transformar positivamente a vida das pessoas e o dia a dia dos negócios, levando a eles o conforto, a segurança e a praticidade que só o gás natural encanado proporciona.

Concluímos também o ciclo de renovação da nossa rede de ferro fundido, que foi 100% substituída por polietileno, trazendo mais segurança operacional e ganhos ambientais para a nossa operação.

Chegamos a 2020. Os acontecimentos deste ano serão tema do próximo relatório, mas não posso me furtar de mencionar dois pontos muito importantes.

O primeiro deles é a criação da Compass Gás & Energia.

A produção brasileira de gás natural deve dobrar nos próximos dez anos e terá papel fundamental no desenvolvimento econômico do país. Isso somado ao novo ambiente regulatório de desconcentração e maior competição do setor, deve fazer com que o gás natural aumente significativamente sua participação na matriz energética brasileira. Por isso, no início do ano, anunciamos que a Comgás agora faz parte da Compass Gás & Energia, empresa criada pelo Grupo Cosan para atuar no setor de gás natural e na integração dos mercados de gás e energia elétrica. A Compass trabalhará em quatro frentes: na infraestrutura que traz gás natural do pré-sal e do mercado internacional; na distribuição que já conta com a maior companhia de gás encanado do país, a Comgás; na geração que transforma gás em eletricidade de forma eficiente; e na comercialização através da Compass Comercializadora, que já possui ampla experiência no mercado livre de energia elétrica e passará a ter também o gás natural no seu portfolio.

O segundo ponto importante é a pandemia global causada pelo Coronavirus, que atingiu o Brasil a partir do mês de março. Desde o primeiro momento, mobilizamos a companhia para ajudar a sociedade a mitigar os efeitos dessa grave crise. Além de doações de álcool 70% e equipamentos para hospitais da rede pública, colocamos, junto com outras empresas da Cosan, nossa capacidade de execução à disposição da sociedade no combate à pandemia. Instituímos comitês de crise com discussões diárias sobre os cenários e adotamos as medidas necessárias para a continuidade de nossas operações, que são essenciais para a população e para o País.

É difícil prever os desdobramentos desta pandemia, mas posso dizer com absoluta convicção que a Comgás e seus colaboradores estarão a postos para oferecer energia capaz de transformar vidas e negócios, sempre com segurança, cuidando de nossos clientes.

Reafirmamos nosso compromisso de levar o gás natural encanado para um número cada vez maior de pessoas em nossa área de concessão, com a oferta das melhores soluções de energia para a sociedade. Acreditamos nesse propósito!

Agradeço a todos pela confiança e o apoio que tivemos ao longo de 2019 e desejo uma ótima leitura!

Comprometidos com a Sustentabilidade

Reafirmamos os nossos princípios de transparência e prestação de contas ao divulgar, pelo terceiro ano consecutivo, este Relatório de Sustentabilidade a colaboradores, parceiros, clientes, investidores e demais partes interessadas. |GRI 102-40, 102-52|

Esta publicação apresenta nosso desempenho operacional e nosso resultado financeiro consolidado, referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019. |GRI 102-45, 102-50|

O documento também busca evidenciar as contribuições de nossas operações na área de concessão de São Paulo, tanto nos pilares econômico, social e ambiental. Isso porque queremos ser protagonistas no desenvolvimento sustentável nos setores em que atuamos. Afinal, sempre alocamos capital em linha com nossos princípios de criação de valor sustentável e de longo prazo.

Em conformidade com padrões internacionais de relato, mantemos neste documento aderência às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), versão Standards (opção de acordo Essencial). |GRI 102-54|

Avançando cada vez mais na prestação de contas, divulgamos, pela primeira vez, nossos oito compromissos para o desenvolvimento sustentável, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Nossos compromissos estão alinhados com nossos valores, contribuindo sempre para o desenvolvimento de sociedade mais justa, ética e igualitária.

Nosso propósito

Com a nossa energia, transformamos vidas, levamos mais conforto para as pessoas, mais eficiência para os negócios e desenvolvimento para as cidades. |GRI 102-16|.

Nossa cultura organizacional tem ainda como pilares a Segurança, a Eficiência e os nossos Clientes, de forma a estarmos sempre prontos para atuar com excelência, por meio do trabalho de pessoas engajadas com o nosso propósito.

8 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável

Por entender a importância de promover uma comunicação cada vez mais transparente com nossos stakeholders, envidamos esforços para, pela primeira vez, comunicarmos nossos oito compromissos com o desenvolvimento sustentável, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nossos compromissos estão alinhados com nossos valores, contribuindo sempre para o desenvolvimento de sociedade mais justa, ética e igualitária.

Posicionamento ante a Covid-19

O crescente aumento do contágio e das mortes em função doença respiratória causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar pandemia em 11 de março de 2020.

Saúde e Segurança sempre foram valores fundamentais da nossa gestão, o que reafirmamos, neste momento, adotando um completo plano de contingência, visando garantir a preservação da saúde, física e mental, dos colaboradores, bem como a segurança e a continuidade das operações essenciais, mantendo contato próximo com autoridades, fornecedores, clientes e demais stakeholders. Instituímos, desde o início, comitês de crise que vêm se reunindo de forma diligente e organizada para atualização periódica da situação e seus possíveis impactos em cada um de nossos negócios.

Fomos pioneiros no Brasil, em conjunto ao Grupo Cosan, a comunicar o compromisso de não reduzir o quadro de pessoal neste momento. Também aderimos ao regime de trabalho home office para funcionários das áreas administrativas.

Adequamos instalações e processos para garantir a integridade dos profissionais que precisam estar em campo, garantindo a continuidade das nossas operações, consideradas essenciais em sua maioria. Além disso, todos os funcionários que integram os grupos de risco para a COVID-19 foram orientados a adotar medidas específicas de isolamento, cuidados e monitoramento.
Para saber mais sobre nossas iniciativas, acesse a versão completa do nosso relatório de sustentabilidade.

Clique aqui para baixar nosso relatório de sustentabilidade de 2019