O uso de gás natural, em comparação com o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o óleo combustível, apresenta ganho ambiental ao reduzir as emissões de material particulado, dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2). Além de menos poluente quando instalado com qualidade, o GNV pode ser mais econômico.
O perfil de consumo do gás canalizado durante o ano apresenta-se normalmente da seguinte forma:
Janeiro a Março
São os meses de menor consumo de cada ano, em função da elevada temperatura, dos feriados de começo de ano e da usual baixa produção da indústria neste período.
Abril a Junho
O aumento da produção industrial e o fim do verão são os principais fatores que proporcionam o aumento do consumo do gás canalizado.
Julho a Outubro
A chegada do inverno, que gera naturalmente o aumento de consumo em todos os segmentos do mercado, aliado à produção industrial que atinge a máxima capacidade visando atender a demanda de final de ano, fazem com que este período, cujo ápice de volume ocorre habitualmente nos meses de setembro e outubro, seja de consumo mais acentuado.
Novembro e Dezembro
O usual declínio da produção industrial, após o pico de consumo e produção dos meses anteriores, bem como o período das férias, tanto coletivas das indústrias como dos consumidores residenciais, geralmente determinam a queda do consumo.
A concessão da exploração do serviço de distribuição de gás canalizado tem o prazo de vigência de 30 anos a partir de maio de 1999, com possibilidade de renovação uma única vez por mais vinte (20) anos.
A Comgás possui exclusividade, no período e na área da sua concessão, na distribuição e comercialização do gás canalizado para os usuários do segmento residencial e comercial. Para os demais segmentos, a Comgás possui a exclusividade da comercialização de gás canalizado pelo período de 12 anos a contar da data de assinatura do contrato de concessão (1999).
Por disposição legal e estatutária (art. 111, da Lei 6.404/76 e art. 4º, § 2º, do ES), os acionistas preferencialistas não possuem direito à voto nas Assembléias Gerais da companhia.
Última atualização: 23 junho, 2020